Joseph Haydn

Os passos de Joseph Haydn em Eisenstadt

 

Ainda é fácil imaginar caminhar nos passos de Joseph Haydn em Eisenstadt, uma pequena cidade no Burgenland austríaco, a menos de 50 km a sudeste de Viena. Eisenstadt era a principal residência da família Esterházy, a quem Haydn serviu por mais de quatro décadas, e foi aqui que criou um grande catálogo de composições musicais.

 

Foto: Fotosedicas.com

 

Haydn recebeu livery de inverno e verão todos os anos como parte de seu salário Esterházy

Caminhando alguns passos além do palácio, à esquerda da minha foto acima, você pode encontrar o Margaretinum. Agora é um centro paroquial e, antes disso, um convento. Ainda antes, o prédio abrigava um apartamento onde o jovem Haydn morava com sua esposa no início da década de 1760, quando foi nomeado Vice-Kapellmeister para o príncipe Paul Anton Esterházy.

Ao lado está a Bergkirche, onde Haydn tocou o órgão. Seus restos ficaram em sua cripta há quase dois séculos. Com tristeza de contar, o cadáver de Haydn só se reuniu com o crânio há mais de um quarto desse tempo. . . . . . talvez mais desse horrível conto em uma postagem posterior.
dsc00620.A poucos minutos de caminhada na direção oposta, atrás dos prédios à direita acima, há o Joseph Haydngasse – que era conhecido como o Klostergasse no dia de Haydn.

O número 21 é a casa que Haydn comprou em 1766, uma vez que ele estava confiante em seu futuro, tendo assumido o Kapellmeistership completo da corte de Esterházy.

 

Haydn e sua esposa viveram no andar de cima, com seu copista Johann Elssler e pupilas ocupando um antigo estábulo no piso térreo.

O Haydn-Haus tem sido um museu desde 1935. Seu alcance aumentou significativamente após 1998, quando a propriedade vizinha foi adquirida e cuidadosamente restaurada para permitir mais espaço de exibição.

Seus oito quartos visam dar uma imagem de Haydn e seus tempos em uma sequência cronológica.

Há um bom piano de Anton Walter a partir de 1780, que se acredita ter sido usado por Haydn. Infelizmente, não consegui encontrar uma maneira de colocar um dedo sobre ele.

O Haydn-Haus (centro esquerdo) da direção oposta, olhando para Franziscanerkirche
Anton Grassi busto de Haydn (1802)

Um destaque, para mim, é um busto de porcelana craquelé feito por Anton Grassi, para o qual Haydn sentou-se em 1799 e novamente em 1802. Isso se aproxima da imagem mental do compositor que construí por mim ao longo dos anos através da leitura sobre o homem e ouvindo a música.

As pontuações de autógrafos, as letras originais e as pontuações impressas iniciais que anteriormente estavam no museu agora parecem ter sido movidas.

Uma exposição Haydn e as Mulheres: 12 histórias sobre música e amor mergulham caos na vida sexual de Haydn, sem dizer nada que seja novo.

 

O Casamento de Haydn

Haydn casou-se com Maria Anna Theresia Keller, filha de um wigmaker, em 1760, tendo se apaixonado por sua irmã, destinada a um convento.

Ao contrário de Mozart, que de forma similar primeiro caiu para a irmã errada, uma geração depois, Haydn não teve um casamento feliz.
Tanto Haydns teve assuntos e não havia filhos.
Os Haydns permaneceram juntos até a morte de Maria Anna em 1800.

Seu caso foi com o pintor do tribunal, Ludwig Guttenbrunn.

Seu foi (principalmente) com a soprano Luigia Polzelli, contratada com seu marido violinista pela ópera Esterháza em 1779, demitida pelo príncipe Nicolás em 1780, mas quase imediatamente restabelecida (pela última década do relacionamento) a pedido de Haydn.

Haydn escreveu apenas um papel para os talentos limitados de Luigia. No entanto, ele passou muito tempo adaptando, reescrevendo e organizando arias em óperas de outros compositores que foram apresentados na temporada ocupada de Esterháza, para exibir melhor o caminho com música descrita como “leve, irônica e encantadora”.

Acredita-se que Haydn foi pai do filho Antonio. Ele providenciou para o jovem violinista em sua vontade e a filha de Antonio, por sua vez, sustentou que ela era a filha do filho de Haydn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posted by: Administrador on